Preparação da Superfície
Se você está pensando em pintar a parede de sua casa e acha que tinta, rolo e fita crepe é suficiente, você está enganado. Uma parede bem preparada antes de receber a tinta, evita dores de cabeça com o resultado, além de garantir durabilidade e melhor desempenho na pintura.A Seller separou os passos principais para a preparação. Acompanhe abaixo:
Faça uma inspeção visual detalhada na superfície e veja quais as necessidades.
Se houver mofo na parede, limpe a superfície com uma solução de 3 partes de água e 1 de água sanitária. Deixe secar totalmente antes de pintar. Sempre aplique a solução limpadora com o local arejado, pois a inalação pode irritar narinas e olhos. Verifique as causas do mofo e tente solucioná-las. Use tintas anti-mofo de alta qualidade para evitar novos pontos do problema.
Se houver outro tipo de mancha, limpe também com água e sabão ou com um limpador. Se a mancha não sair, é possível que depois da pintura, ela migre até a superfície, prejudicando a tinta. Para evitar que isso aconteça, aplique um selador que bloqueie essa mancha. Verifique também a causa do problema, pois se estiver no interior da parede é possível que volte a aparecer após um tempo.
Se houver pequenos reparos, como no caso de buracos, use massa corrida PVA ou acrílica. Após a aplicação, espere secar completamente e lixe a área para igualar. Limpe depois com um pano úmido e espere secar.
Se houver tinta descascada, com uma espátula ou lixa retire as partes soltas. Lixe e, em seguida, limpe com um pano umedecido em água.
Se houver infiltração, repare o vazamento, espere sair a umidade, realize uma limpeza com a solução de água e água sanitária, e aplique um fundo preparador para paredes. Lembre-se de que se a fonte da infiltração não for eliminada, o problema voltará rapidamente e a pintura ficará arruinada.
Para superfícies em gesso novo ou alvenaria, é indispensável aplicar um selador antes da pintura para evitar que a parede absorva muita tinta e crie manchas.